Museus têm programação especial na primavera
- Diario do Comercio
- 19 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Para comemorar a chegada da primavera, o Museu Mineiro, o Centro de Arte Popular Cemig, o Museu dos Militares Mineiros, em Belo Horizonte, o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, e o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, estão com uma programação especial para a 9ª Primavera dos Museus. De 24 a 30 de setembro, as instituições ligadas à Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) vão realizar atividades com o tema Museus e Memórias Indígenas.
Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas mediadas e exibições de filmes são algumas das ações programadas pelos Museus do Estado, em sintonia com o evento organizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A proposta é que os museus sejam, como definiram os Ticuna, "um lugar para guardar nosso futuro, para colorir o pensamento, para segurar as coisas do mundo".
Entre os eventos programados, merece destaque a atividade do Museu Mineiro, que receberá indígenas da Aldeia Geru Tucunã Pataxó de Açucena de Minas Gerais, com seu líder Cacique Baiara. Outros convidados como os pesquisadores Célia Xakriabá, Mario Geraldo Fonseca, Pedro Portella e Ramiro Queiroz comporão uma grande roda de conversa, com o objetivo de abordar a temática indígena, processos educativos e a construção da memória.
FMC – Na capital mineira, os museus e centros de referência da Fundação Municipal de Cultura (FMC) prepararam uma ampla programação para o evento. O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta de 22 a 25 de setembro a mostra "Cineastas Indígenas", com exibições de filmes recém produzidos por realizadores indígenas. Lém da mostra, o MIS também promove no dia 6 de outubro o Projeto Audiovisual em Debate, sobre o tema "Cinemas Indígenas no Brasil", com a palestrante Carolina Canguçu.
A Casa do Baile projeta no dia 26, às 16h, o documentário "Caiapó Metutire", que explora a riqueza singular do povo seminômade que permanece viva no coração da Amazônia, além de transpor aspectos como mitos, dança,
música, habitar, um universo simples e profundo daquele povo.
Evento – Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
Democrática, a Primavera dos Museus, que acontece desde 2007, conta com a adesão dos museus e outros lugares de memórias, como arquivos, bibliotecas, casas de cultura, galerias, entre outros. As instituições que participam desta ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade e fortalecimento de sua imagem.
Em sua 9ª Edição, o evento conta com a participação 809 instituições de diversas cidades de todas as regiões do País, que promoverão 2.400 atividades em torno do tema Museus e Memórias Indígenas.
Comments