“E, mais do que tudo, a Gruta do Maquine - tão inesperadamente grande, com seus sete salões encobertos, diversos, seus enfeites de tantas cores e tantos formatos de sonho, rebrilhando risos de luz – ali dentro a gente se esquecia numa admiração esquisita, mais forte que o juízo de cada um, com mais glória resplandecente do que uma festa, do que uma igreja.”
~ João Guimarães Rosa
Considerada o berço da paleontologia brasileira, a Gruta do Maquiné foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, mas explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund em 1834 .
A Gruta do Maquiné foi utilizada pelo homem pré-histórico como um abrigo. Essas comunidades não tinham o hábito de entrar nas zonas escuras, mas utilizavam as entradas das grutas como áreas protegidas onde realizavam diversas atividades como alimentação, dormitório etc. A existência de pinturas rupestres e de outros vestígios arqueológicos são indicadores desses usos .
A exploração pioneira da gruta deu-se, provavelmente, pela atuação de fazendeiros e moradores da região, que penetravam nas grutas para a extração do salitre, matéria prima necessária para o fabrico de pólvora. A partir de 1834, o naturalista dinamarquês Peter W. Lund realizou estudos paleontológicos nessa gruta, encontrando vários fósseis de mamíferos .
A gruta sempre foi muito procurada por turistas, mas somente em 1967 recebeu investimentos mais expressivos do governo do estado para a implantação de uma infraestrutura adequada que proporcionasse conforto aos visitantes. Foi, portanto, a primeira gruta brasileira a ser preparada para essa atividade .
A Gruta do Maquiné possui aproximadamente 650 metros de galerias e salões, boa parte abertos à visitação pública. Os poucos locais não visitados pelos turistas apresentam algum tipo de dificuldade como teto baixo, pontos muito altos e locais de difícil acesso .
Via: Descubra Minas
Informações:
Endereço: Rodovia MG-421, Km 5 - Rodovia Alberto Ramos - Cordisburgo
Telefone: (31) 3715-1310 e (31) 3715-1078
E-mail: gmaquine@uai.com.br
Horários de Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 17h
Entrada: Paga

Gruta do Maquiné
Gruta do Maquiné - Foto: Na Mala da Mallê