top of page

" pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas tão de repente bonito "

~ João Guimarães Rosa

Pela sua originalidade, o nome Cordisburgo pode causar surpresa e estranheza. Cordis vem do latim coração e burgo é a adaptação portuguesa de burgs, palavra germânica que traz entre seus significados o de pequena cidade, vila, aldeia. Assim, no sentido literal, Cordisburgo é a Cidade do Coração. Segundo escreve Waldemar de Almeida Barbosa no verbete dedicado a Cordisburgo em seu dicionário histórico-geográfico de minas gerais, o coração a que se refere o nome é o Sagrado Coração de Jesus, objeto de devoção tradicionalmente cultuado na Diocese de Mariana, em cujo seminário estudou e foi ordenado o padre João de Santo Antônio, o fundador de Cordisburgo.

 

Foram os bandeirantes os desbravadores dos sertões da região calcária de Sete Lagoas onde está localizado o Município de Cordisburgo. Posteriormente, pequenos fazendeiros se apossaram de terras hoje pertencentes ao território municipal. Mas foi o Padre João de Santo Antônio que, no cumprimento de seus deveres de pastor, deixou o colégio Macaúbas, no Município de Santa Luzia, chegou ao local e devido às condições favoráveis, deliberou fundar ali uma povoação.


Para a formação do patrimônio Padre João apelou para Dona Policena Mascarenhas, senhora de grandes posses, que arrematou 40 alqueires de terras que estavam em litígio, transferindo-as, em escritura pública, ao sacerdote. Este, em 1883, iniciava a formação do arraial com a ereção da capela dedicada a São José. Cresceu o lugarejo e em 1885, dava-se início à construção da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A evolução foi se acentuando sendo em 1890, o arraial de Coração de Jesus da Vista Alegre, elevado a distrito, mudando na ocasião, para Cordisburgo da Vista Alegre. Em 1895, o Padre João de Santo Antônio doava à diocese de Diamantina os 40 alqueires de terra englobando a povoação de Cordisburgo da Vista Alegre e seus arredores. Em 1923 o nome foi mudado para Cordisburgo.


O topônimo, Cordisburgo - Cordis = do coração + Burgo = aldeis, cidade - cidade do coração -, foi homenagem ao Padroeiro da comunidade, Sagrado Coração de Jesus.

GENTÍLICO: CORDISBURGUENSE

Fonte: Biblioteca IBGE

O município de Cordisburgo está localizado na região centro-norte do Estado, distante, aproximadamente 120 km de Belo Horizonte por via rodoviária. Seu acesso principal a partir de BH, situa-se na BR-040, sentido Brasília, sendo 93km até Pousada Maquiné, entrando à direita na Rodovia MG –231 e mais 22 km até a cidade de CORDISBURGO.

 

A partir de Curvelo são 44 km, sendo de estrada pavimentada pela LMG-754 até Cordisburgo.

Cordisburgo

bottom of page